terça-feira, 22 de outubro de 2013

MODELO DE CURRÍCULO PARA O PRIMEIRO EMPREGO

1 - Dados pessoais
A primeira parte do currículo é o cabeçalho. Nele devem ser inseridos os dados pessoais e, se possível, a foto de Paula. Basta citar nome, endereço, telefone para contato, e-mail e data de nascimento (colocar a idade tornará o currículo desatualizado em pouco tempo).
Números de CPF, RG, título de eleitor e até estado civil só devem ser incluídos se expressamente exigidos pela empresa contratante, pois esses dados não terão nenhuma utilidade para avaliar a sua capacidade para a vaga. Informações sobre raça e religião também não devem constar do currículo, pois podem ser interpretadas como alguma forma de preconceito por parte do candidato.
Desta forma, o cabeçalho do CV deverá ter a seguinte estrutura:

PAULA MARTINS ARAÚJO
Av. Bente Altas, 34 apto 403 - Cabana do Canto
Rio do Mato/MG - CEP 36.350-000
Fone Residencial: (36) 3123.9999 - Celular (36) 9123.9999
E-mail: paulamartins@imeioul.com.br
Data de nascimento: 10/04/1988

2 - Objetivo Profissional
Logo abaixo dos dados pessoais, é preciso informar, de maneira clara e sucinta, qual o objetivo profissional de Paula.
Sabemos que Paula está à procura de qualquer vaga que não exija experiência. Mas colocar um objetivo muito amplo, ao contrário do que se pensa, vai diminuir a probabilidade do currículo ser selecionado.
A maioria das empresas que anunciam vagas recebe, diariamente, dezenas de currículos de candidatos. Assim, um currículo com objetivo profissional exposto de forma genérica é apenas mais um.
O melhor que Paula tem a fazer é personalizar seu currículo. Dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena. Assim, se ela está se candidatando a uma vaga de secretária, este deve ser seu objetivo profissional. Se a vaga é de vendedora, balconista, recepcionista, atendente, ou seja lá o que for, o currículo também deve mostrar que este é o seu objetivo.
Assim, se o cargo almejado for o de secretária, as próximas linhas do currículo seriam as seguintes:

Objetivo Profissional
Secretária

3 - Habilidades e Qualificações.
Em seguida, devemos colocar um resumo das habilidades e qualificações de Paula. Como ela não teve experiência profissional, devemos caprichar ainda mais neste tópico. É preciso fazer um pequeno texto, de leitura rápida, sintetizando suas principais competências. Devemos mencionar as qualidades de Paula que podem contribuir para o crescimento da empresa, baseando-se na sua experiência de vida:

Qualificações
Dinâmica, comunicativa, com grande facilidade para trabalhar em equipe. Experiência no uso de computadores tanto para edições e formatações de textos como para busca de informações pela internet. Capacidade para entender, se expressar e se comunicar por voz ou texto em inglês. Iniciativa e espírito de liderança são também qualidades marcantes.

4 - Experiência de Vida
Paula não possui nenhuma experiência profissional. Entretanto, é preciso fornecer fatos que comprovem as habilidades e qualificações citadas no item anterior. Assim, o tópico Experiência Profissional será substituído por Experiência de Vida, e deve destacar as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. Desta forma, esta seção ficaria assim:

EXPERIÊNCIA DE VIDA.

Período Escolar
Por ser muito comunicativa, apresentou a maioria das atividades em grupo das quais participou. Sempre obteve bom rendimento escolar. Assim, desenvolveu autoconfiança suficiente para enfrentar e vencer novos desafios.

Grêmio Estudantil (2003)
Participou da organização de eventos e da negociação e contratação de serviços, aprimorando a habilidade para trabalhar em equipe e desenvolvendo a capacidade de iniciativa.

Experiência com Computadores e Internet
Montou e formatou grande quantidade de trabalhos escolares, o que lhe rendeu uma grande facilidade na manipulação de editores de textos. Adquiriu também experiência e desenvoltura em buscas e pesquisas de informações na internet.

Língua estrangeira
Aprendeu e desenvolveu a capacidade de entendimento e expressão em língua inglesa, atingindo um nível intermediário, o que a torna capaz de ler, entender e se expressar tanto oralmente como por escrito nessa língua.

Oradora da Turma (2005)
Se candidatou a oradora da turma, o que demonstrou sua capacidade de assumir compromissos e enfrentar novos desafios. Foi selecionada e obteve grande sucesso na sua apresentação, demonstrando, mais uma vez, sua facilidade para lidar com as palavras e sua coragem para falar em público.

5 - Formação acadêmica e cursos
Os currículos também devem informar sobre a formação acadêmica do candidato, além dos cursos que porventura tenha feito.
No caso de Paula, o único curso que ela fez foi o de Inglês. Assim, a seção de formação acadêmica será bem simples:

Formação Acadêmica
2º Grau - Escola Estadual do Rio do Mato - Concluído em dez/2005
Inglês - Cultura Americana (jan/2004 a dez/2005)

6 - Revisão Final
Terminado o conteúdo do currículo, é hora de montar o layout, revisar as informações e corrigir eventuais erros de ortografia e concordância.
Quanto ao layout devemos conferir se deixamos espaços entre cada um dos itens do currículo, se mantivemos o mesmo tipo de letra em todo o texto e se as margens não estão muito pequenas.
Quanto à revisão ortográfica, usar o corretor ortográfico do editor de textos, além de ler, reler e pedir para outras pessoas também darem uma olhada são os recursos mais comuns.
Depois de revisar o texto, é só imprimir em uma boa impressora, usando um papel de boa qualidade, entregar nas empresas que estão oferecendo vagas e aguardar o contato para marcar a entrevista.
Lembre-se que este currículo será útil às vagas de secretária. Se Paula decidir se candidatar a um emprego diferente, deverá adaptar seu currículo alterando o Objetivo Profissional e, se for o caso, adaptando o item Experiência de Vida para vincular suas experiências de vida e qualificações às atribuições da vaga oferecida.

ATENÇÃO: Currículo não se assina nem se anexa documentos           

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