quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Qualidade no Atendimento ao Cliente

É inegável que nos dias de hoje qualidade no atendimento ao cliente é algo imprescindível.
Já foi o tempo onde uma empresa poderia tratar mal seus consumidores, hoje em dia o consumidor virou mídia.
Nunca antes na história da humanidade o consumidor teve tanta “voz”.
Ele está nas redes sociais e vai reclamar de você caso você não ofereça um serviço de atendimento descente.
E negócios online não fogem a está regra, atender bem não é mais só um diferencial, mas agora é uma obrigação, pois isso pode mexer exatamente a onde o empresário não quer, no bolso.
Por que devo me preocupar com isso?
Toda hora nós vemos na mídia casos de empresas que atendem mal os seus clientes.
Isso acaba gerando uma repercussão negativa para a empresa, afasta o cliente que foi mau tratado e consequentemente afasta outros possíveis clientes, mancha a imagem da empresa.
Na formatura do meu irmão, na faculdade, um professor falou o seguinte para os alunos: “Leva-se uma vida para se construir uma boa reputação, mas levam-se minutos para destruí-la.”
Assim também é com as empresas, demora-se muito tempo para erguer uma empresa, criar credibilidade para ela, mas poucas palavras para tudo isso ir por água abaixo, principalmente nos dias de hoje.
“O poder é de vocês!”
Essa frase era usada pelo Capitão Planeta, alguém lembra dele? Ele sempre terminava o episódio falando isso querendo mostrar que as pessoas têm o poder para mudar o mundo.
Pois bem, hoje o “poder” é realmente nosso, é de qualquer um, a internet é um veículo de mídia democrático e com um poder de alcance ilimitado.
Podemos mudar o mundo através da internet, imagina então acabar com empresas ruins?
Os clientes nunca antes tiveram tanto poder, trate mal os seus clientes e com certeza você estará caminhando para o abismo.
Clientes insatisfeitos reclamam das empresas em suas páginas em redes sociais, algumas dessas reclamações são muito criativas e acabam “viralizando” na internet.
Não duvide ( se é que tem alguém ainda que dúvida disso ) do poder que os consumidores têm nos dias de hoje.
Mas então, o que devo fazer para não entrar nessa furada? Existem algumas coisas.
3 Boas práticas para ter qualidade no atendimento online.
Ouça: Ouça o que o cliente tem a dizer, esteja atento as mídias sociais, os consumidores estão lá falando do seus serviços da sua marca, ou então dos seus concorrentes, de qualquer forma você pode aprender muito ouvindo os seus clientes.
Simpatia: Cara, não tem coisa pior do que ser atendido por alguém que você percebe nitidamente que não quer lhe atender, que não queria estar ali. Não precisa ser a felicidade em pessoa, mas seja simpático.
Mostre Interesse: Sempre quando eu preciso ligar para o Google, para poder resolver algum problema em relação aos Links Patrocinados, eles tentam de tudo para resolver o meu problema, e isso é muito bom. Me mandam email perguntando se está tudo certo, acompanham o problema, resumindo eles fazem do meu problema o problema deles, quem não gosta disso?
Última #dica
Já pensou em saber o que o seu cliente pensa a respeito dos seus produtos ou serviços, até mesmo do seu site, em tempo real?
Existe uma forma muito eficaz. Use um chat no seu site, dessa forma você poderá oferecer ajuda aos consumidores em tempo real quando eles estiverem no seu site.

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